quarta-feira, 23 de março de 2011

GREGÓRIA E VISCONDE, 71 e 81 | Escritores da Liberdade


FREEDOM WRITERS
(ESCRITORES DA LIBERDADE)

Objetivos:
* Fazer com que os alunos demonstrem conhecimento através de questões do estilo ‘verdadeiro ou falso’, bem como opinem mostrando senso crítico;
* Fazer com que tenham contato com obra cinematográfica e repensem seu agir na escola através dela.
* Valer-se da interdisciplinariedade (Inglês e Artes) como forma de aprendizagem.

1. Formar duplas, trios, quartetos ou quintetos. Mais do que isso, não é permitido.

2. Assistir ao filme ‘Escritores da Liberdade’ (Freedom Writers).

3. Responder ao que segue:

3.1 Verdadeiro (V) ou falso (F)?

a) Freedom Writers é um drama de 2007 estrelado por Hilary Swank. É baseado no livro "The Freedom Writers Diary", da professora Erin Gruwell, que esreveu a história baseada na Wooodrow Wilson Classical High School, em Long Beach, California. ( )

b) A história do filme se situa entre 1992 e 1995. Hilary Swank interpreta o papel de Erin Gruwell, uma nova professora de escola regular que deixa sua cidade, Newport Beach, para ensinar na Woodrow Wilson High School em Long Beach, onde um novo programa de integração coloca estudantes de diversos tipos e raças juntos em aula. ( )

c) Erin Gruwell é uma professora de Artes. ( )

d) Os estudantes são grandes amigos desde o começo das aulas. ( )

e) A professora tem uma vida pessoal muito boa. É muito feliz com seu marido. Ele entende o trabalho dela. ( )

3.2 O que vocês pensam sobre?

a) O que vocês pensam sobre a educação nas escolas públicas?

b) Se vocês tivessem de estudar num programa de integração (similar ao do filme), o que vocês fariam?

c) Vocês acham que violência pode ser usada nas escolas? Por quê (não)?

d) Na escola, Gruwell recolhe um desenho racista de um dos estudantes e o usa para falar sobre o Holocausto. O que vocês pensam sobre racismo?

e) O que vocês aprenderam com o filme? Vocês acham que são parecidos com os alunos dele? Como vocês agem na escola?

4. O trabalho deve ser entregue impresso ou escrito ao professor.

5. O grupo deve estar preparado para um pequeno seminário em sala de aula sobre o filme no dia da entrega.

6. Inspirados no filme, façam um desenho sobre ele, algo que reflita sua mensagem ou seu pensamento sobre o conteúdo.

7. Valor: 10 pontos divididos da seguinte forma:
- 5 pontos para a parte impressa/escrita (questões dos itens 3.1 e 3.2 respondidas mais o desenho);
- 5 pontos para a participação no seminário.

8. Data da entrega e do seminário: entre 25 e 29 de abril (no primeiro dia em que houver aula de Inglês). Trabalhos atrasados valerão 7 pontos, ao invés de 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário