quarta-feira, 8 de junho de 2016

6º E 7º ANOS DA ESCOLA VISCONDE | Trabalho do 2º trimestre de 2016: Inglês como língua oficial ou segundo idioma oficial


Sabendo que o inglês nem sempre é a língua nativa de um país (ele pode ser a língua oficial ou o segundo idioma oficial), vocês devem:

1) Formar duplas ou trios.

2) Acessar este site e escolher um país em que o inglês seja o idioma oficial ou segundo idioma oficial. Atenção: país com inglês como língua nativa não vale.

3) Escrever um texto sobre o país escolhido. Falar sobre ele a partir de pesquisas em livros ou na internet. O texto deve ter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 25.

4) Entregar o trabalho ao professor no dia 13 de julho de 2016.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

TURMAS 201, 202, 301 E 302 | Trabalho do 2º trimestre de 2016: Gaia Theory


1) Formar grupos de, no máximo, cinco alunos.

2) O grupo deve acessar este link, o qual fala sobre a Teoria de Gaia, e resumi-lo em, no máximo, 15 itens em português, mostrando a essência de tal teoria.

3) Pensando na teoria mostrada, o grupo deve elaborar um plano de aula interdisciplinar (unindo inglês a, no mínimo, uma outra disciplina da escola). Tal aula não será aplicada pelo grupo, será somente detalhada acerca de como poderia ocorrer. Por exemplo: a) Num primeiro momento, apresentaríamos o texto/vídeo aos alunos; b) Em seguida, proporíamos as seguintes perguntas; c) Após isso, pediríamos que os alunos se reunissem em grupos de; etc. O plano deve ser para uma aula de dois períodos.

4) O grupo deve justificar a escolha das disciplinas a serem unidas, ou seja, dizer por que a aula envolve inglês, biologia, geografia, etc.

5) Entregar o trabalho até às 11h50 de 8 de julho de 2016.

TURMAS 81 E 91 (ESCOLAS GREGÓRIA E VISCONDE) | Trabalho do 2º trimestre de 2016: Reasons to learn English

1) Formar grupos de, no máximo, cinco alunos na Escola Gregória e de, no máximo, três alunos na Visconde.

2) Ver a imagem abaixo (trata-se de um infográfico desenvolvido pela Kaplan International).


3) O grupo deve redigir um texto que aborde as principais ideias do infográfico: amor, viagem, inteligência e dinheiro. Este texto deve conter um parágrafo para cada uma das ideias, além de um parágrafo de introdução e outro de conclusão. Sendo assim, será um texto de seis parágrafos. O máximo de linhas é 30. O texto pode ser em português.

4) O professor sugere que vocês imprimam o infográfico para analisá-lo melhor.

5) Entregar o trabalho até às 11h50 de 8 de julho de 2016 (Escola Gregória). Alunos da Visconde tem prazo final em 13 de julho de 2016.

terça-feira, 1 de março de 2016

TURMAS 201, 202, 301 E 302 | Trabalho do 1º trimestre de 2016: District 9

DISTRICT 9

1) Formar grupos de, no máximo, quatro alunos e assistir ao filme Distrito 9. Vejam o trailer oficial clicando aqui.

2) O site Roger Ebert escreveu sobre o filme. O grupo deve ler o conteúdo clicando aqui e, em no máximo 15 linhas, expressar sua opinião sobre tal crítica. O texto pode ser em português.

3) Levando em conta a definição da United Nations sobre direitos humanos (clique aqui), o grupo deve escrever um texto de, no máximo, 15 linhas, relacionando o tema com o filme. Atenção: a “inversão de papéis” que ocorre no filme deve ser mencionada. Novamente, o texto pode ser em português.

4) Entregar o trabalho até às 11h55min de 8 de abril de 2016.

TURMAS 81 E 91 | Trabalho do 1º trimestre de 2016: Music and english classes

MUSIC AND ENGLISH CLASSES

1) Formar grupos de, no máximo, cinco alunos.

2) Acessar este link e traduzir cinco itens que mais chamem a atenção do grupo com relação ao ensino de língua inglesa com música. Para fazer isso, usem dicionário, tradutor online, ou peçam ajuda a conhecidos. O ideal é que todos do grupo ajudem.

3) Escolher uma música (colocar no trabalho a letra em português e em inglês) e dizer por que ela seria boa para a aprendizagem de inglês. A justificativa deve ser consistente, ou seja, bem desenvolvida.

4) Entregar o trabalho até às 11h55min de 8 de abril de 2016.

5) Valor: 10 pontos.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

GERAL | Turmas de 2016 na Escola Gregória

Mais um ano letivo inicia, e é hora de reativar o blog. Abaixo, as turmas em que atuarei em 2016:

INGLÊS
81
91
201
202
301
302
Totalidade 3/4
Toatalidade 5

LITERATURA
201
202
301
302
303

PORTUGUÊS
202

SEMINÁRIO INTEGRADO
303

See you soon!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

GERAL | Alunos da Escola Gregória apresentam projetos no Polo Universitário

No último dia 9, os alunos da turma 301 da Escola Estadual de Ensino Médio Gregória de Mendonça apresentaram seus projetos de pesquisa no Polo Universitário Santo Antônio. Os trabalhos foram fruto de estudos ao longo de todo o 2015. Em grupos, os estudantes abordaram os seguintes temas: desenvolvimento sustentável; combate aos maus tratos aos animais; preconceito contra homossexuais; benefícios do parto normal; mídias sociais; e recolhimento de lixo. Tudo com enfoque em Santo Antônio da Patrulha.

“É uma experiência importante para os alunos estar dentro de um meio acadêmico, por isso, pensei que a apresentação final do Ensino Médio Politécnico deles fosse no Polo-SAP”, conta o professor orientador da turma, Márnei Consul. Avaliando os projetos, estavam a professora Aura Stephanou e a secretária municipal de Educação, Josélia Fraga.

Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora do polo, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, a qual falou sobre a importância do ensino superior, a história do polo, bem como as atividades do Grupo de Educadores Google na cidade.



Com isso, os blogs English Zone SAP e Uma Língua Chamada Portuguesa encerram suas atividades neste ano de 2015. See you in 2016!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

TURMAS 61, 71, 81 E 91 | Trabalho do 3º trimestre de 2015: O inglês nosso de cada dia

A língua inglesa está tão presente em nosso cotidiano que, muitas vezes, nos acostumamos a consumir certos produtos sem prestarmos atenção ao significado que carregam em seu nome. Acesse este site e veja alguns produtos.

1) Formar grupos de, no máximo, quatro alunos.

2) Além dos produtos informados no site acima, o grupo deve pesquisar outros cinco que tenham relação com a língua inglesa, seja por causa da origem ou do nome. Pode ser qualquer produto ou até marcas famosas, incluindo alimentos, eletrônicos, brinquedos, etc.

3) O grupo deve fotografar esses cinco produtos e, abaixo de cada um deles, escrever algumas linhas dizendo o porquê de ele ter a ver com a língua inglesa.

4) Para fazer o trabalho, peça ajuda a seus amigos, familiares e até professores de outras disciplinas. Não deixe para a última hora!

5) Data-limite para a entrega: 11h50min de 16 de outubro de 2015.

TURMAS 101, 102, 201 E 202 | Trabalho do 3º trimestre de 2015: Portraying the teacher

1) Formar grupos de, no máximo, cinco alunos.

2) Escolher um professor da Escola Gregória de Mendonça e fazer uma fotografia que o represente. Usar as dicas recebidas nas aulas de Artes, com a professora Elenice Silva. A foto deve ser feita pelo grupo, ou seja, não deve haver cópia de qualquer espécie.

3) Escrever 10 frases em inglês que tenham a ver com o professor escolhido. Colocar isso numa folha A4 com identificação dos alunos e da turma. Antes das frases, deve ser informado o nome do professor escolhido.

4) Revelar a imagem em tamanho 15x21. Atenção, para que haja padronização, a foto deve ser em preto-e-branco.

5) Entregar foto e frases dentro de um envelope, o qual deve conter, por fora, a identificação da turma e dos alunos.

Data-limite para entrega: 11h50min de 16 de outubro de 2015 (sendo que o professor começa a receber a partir do dia 21 de setembro de 2015).

TURMA 301 | Trabalho do 3º trimestre de 2015: Cadê os professores de língua estrangeira?

Com base nesta reportagem, vinculada ao jornal Zero Hora, e levando em conta que o número de matriculados em licenciaturas é menor em língua e literatura estrangeiras, façam o seguinte:

1) Formem grupos de, no máximo, quatro alunos;

2) Leiam a reportagem por inteiro;

3) Elaborem um mini-artigo, o qual deve seguir estas regras:

a) ser digitado em Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5, com alinhamento justificado;
b) conter de duas a quatro páginas;
c) conter os subtítulos “Introdução”, “Diagnóstico”, “Possíveis soluções” e “Resultados esperados”. Na Introdução, vocês devem apresentar o tema do trabalho; no Diagnóstico, devem contar a situação das licenciaturas no país (em especial, língua e literatura estrangeiras); em Possíveis soluções, devem elaborar um pequeno plano para evitar que tal queda nesses cursos seja maior; e, por fim, nos Resultados esperados, devem dizer o que aguardam/pretendem com o plano criado.

4) O trabalho deve ser entregue até às 11h50min de 16 de outubro de 2015, sendo que o professor começa a receber em 21 de setembro.