terça-feira, 30 de novembro de 2010

GREGÓRIA | O filme 'Preciosa'

Tanto na ficção quanto na vida real, é fácil notarmos que sempre iremos nos deparar com situações polêmicas.

Podemos reparar que vai do bullying, passa pela discriminação racial, cultural e chega em casos de abuso ou estupro, cometido, na maioria das vezes, por pessoas próximas, não importando a classe social. Abuso sexual pode ser considerado uma das piores atitudes tomadas por um ser que devia passar segurança e confiança para o outro e que pode acabar por gerar sequelas no futuro.

Como o resto do mundo, o Brasil não está livre desses problemas polêmicos e, mesmo não sendo gravado aqui, o filme 'Preciosa' transmite claramente alguns assuntos de polêmica. Nota-se o desprezo ocorrido pela própria família, onde não existia nenhuma relação amorosa entre a personagem principal com a sua mãe. Ela recebia ajuda da Assistência Social, onde não tinha muita compreensão, pois não desabafava. Depois de muito tempo, porém, ao saber que seu pai morreu de Aids, sua mãe pediu-lhe desculpas e falou tudo o que, de fato, aconteceu desde que sua filha era um bebê.

Para concluirmos, se algo pudesse ser mudado com relação ao filme, o simples fato de ela não ter sido infectada pelo vírus HIV já seria uma boa alteração. Com certeza, é um filme que nos fazer pensar e dar valor a coisas simples de nossas vidas.

Franklin Santos Portal e Luiz Renan Dias Santos, alunos da turma 102 da Escola Gregória de Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário