terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GREGÓRIA | Turmas decididas

Hello, everybody! Este ano, novamente, o Ensino Médio da manhã (Inglês) ficará a meu cargo. Há uma diferença: no 1º ano, haverá apenas um período de Inglês. Quanto ao Fundamental, ainda há o que se decidir. Ficarei com duas turmas, mas não sei ao certo quais ainda. See you soon!

domingo, 4 de dezembro de 2011

GERAL | That's enough for this year

Bem, o blog está encerrando suas atividades este ano. No decorrer dele, a maioria das postagens versou sobre Direitos Humanos, o tema transversal escolhido por mim para ser trabalhado com os alunos. Qual será o do ano que vem? You'll have to wait. Have a nice end of year. See you in February, 2012!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GREGÓRIA, TURMAS 201 E 202 | Fotos sobre a Declaração Universal de Direitos Humanos










Acima, seguem fotos feitas pelos alunos das turmas 201 e 202 com relação à Declaração Universal de Direitos Humanos. As legendas e créditos (de cima para baixo) estão a seguir:

1) Abandonment – Aline, Silvani, Suzani e Tainá – 201;

2) Equality for all? – Ana Paula, Débora, Maquieli e Mariana – 201;

3) Human Rights? Not here! – Gerônimo e Max – 201;

4) Human Rights must be respected – Luana, Maico e Priscila – 201;

5) Freedom to act and think – Betina, Brenda e Victória – 202;

6) Respect people as they are! – Bruno, Franklin e Yuri – 202;

7) Freedom of thought? – Alisson e Mylena – 202;

8) Everybody has the right to work – Jonas, Lucas e Rafael – 201;

9) Freedom and personal safety – Claudio, Douglas, Michele e Miguel – 201.

domingo, 4 de setembro de 2011

GREGÓRIA, TURMA 301 | Trabalho do 3º trimestre: The four generations of Human Rights


Em grupos de, no máximo, cinco pessoas, fazer o que se pede:

1. O que são Direitos Humanos?

2. A que se referem as quatro gerações de Direitos Humanos?

3. Que tipos de discriminação existem?

4. Escolha dois tipos e descreva-os.

5. Cite um caso de discriminação ocorrido no país.

6. Crie um desenho tamanho ofício sobre Direitos Humanos, contendo frases em inglês.

7. Entregar o trabalho até 10 de outubro. Valerá 10 pontos.

GREGÓRIA, TURMAS 201 E 202 | Trabalho do 3º trimestre: The Universal Declaration of Human Rights


1. Escolher um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (http://www.un.org/en/documents/udhr/).

2. Com base nele, fazer uma fotografia em preto-e-branco que o reflita e imprimi-la em tamanho 15x21, em papel para foto.

3. Escrever um texto de no mínimo 7 e no máximo 12 linhas, explicando a imagem e comparando-a ao artigo da Declaração. O título do texto deve estar em inglês. Ele será também o nome da foto.

4. O texto e a foto devem ser entregues ao professor dentro de um envelope meio-ofício até 10 de outubro.

5. A foto deve ser enviada por e-mail com resolução 300 (marneiconsul@gmail.com). Fará parte de um post com todas as demais e, talvez, de uma exposição. No e-mail, devem estar os nomes dos alunos, bem como suas turmas.

6. O trabalho pode ser feito em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Valerá 10 pontos.

GREGÓRIA, TURMAS 101 E 102 | Trabalho do 3º trimestre: Human Rights Pictures



1. Escrever dois textos, um para cada imagem acima, comentando-as e opinando a respeito delas.

2. Cada texto deve ter rigorosamente de 10 a 15 linhas.

3. Deve ser criado um desenho em folha ofício que reflita a idéia das imagens e dos textos. Tal desenho deve conter frases em inglês relacionadas a Direitos Humanos.

4. O trabalho pode ser feito em grupos de, no máximo, cinco pessoas. Deve ser entregue até 10 de outubro. Valerá 20 pontos.

GREGÓRIA, TURMAS 71 E 81 | Trabalho do 3º trimestre: Personal Effects


Assistir ao filme PERSONAL EFFECTS (Por Amor), com Michelle Pfeiffer e Ashton Kutcher, formar grupos de, no máximo, cinco pessoas e fazer o que se pede:

1. Os personagens principais sofreram perdas na vida. Quais foram? Por que ocorreram?

2. Um dos personagens sofre bullying. Por que isso acontece?

3. Os personagens esperam qual providência da Justiça? O que ela decide?

4. Eles querem vingança. Por quê?

5. Qual o papel do esporte no filme?

6. Quando algo de ruim ou uma perda acontece na vida de vocês, o que é mais adequado a se fazer?

7. Comentar a frase “If you want to be happy, make it happen and try to forget bad things”.

8. Criar um desenho, uma arte com imagens do filme e frases em inglês em uma folha de ofício.

9. Entregar o trabalho até 10 de outubro, o qual valerá 20 pontos.

sábado, 3 de setembro de 2011

GREGÓRIA | Pintura do muro




O último sábado, dia 3, foi de arte e participação na Escola Estadual de Ensino Médio Gregória de Mendonça. Alunos de várias turmas, com a supervisão de professores, organizaram-se em prol da pintura do muro da escola.

O espaço foi divido em três partes: uma ficou a cargo do Ensino Médio diurno; outra ficou por conta do Ensino Fundamental diurno; e a terceira parte do muro ficou sob responsabilidade do turno da noite. Os alunos, em oportunidade anterior, realizaram desenhos, os quais foram pintados no sábado.

Segundo a diretora da escola, Marília Renck, foram momentos de participação e arte, “os quais não precisam ocorrer, necessariamente, dentro de uma sala de aula, como aconteceu neste final de semana”.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

VISCONDE | Goodbye

Sometimes, we need to say “goodbye”. Sometimes, it’s difficult, but necessary. And I need to say “goodbye”. I need to go…

Thank you everybody (students, teachers and workers) for everything in these three years. You are great people. I wish you all the best!

Às vezes, precisamos dizer “adeus”. Às vezes, é difícil, mas necessário. E preciso dizer “adeus”. Preciso ir...

Obrigado a todos (alunos, professoras e funcionárias) por tudo nestes três anos. Vocês são ótimas pessoas. Desejo o melhor a vocês!